Modelo Inase de Gestão e Saúde®

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O modelo INASE de Gestão da Saúde® tem como bases o Gerenciamento para Manter, com vistas a assegurar a previsibilidade e repetição dos processos, e o Gerenciamento para Melhorar, que visa à melhoria contínua dos resultados, em suas diversas dimensões. A preocupação com a melhoria se reflete também na análise de indicadores e detecção de oportunidades, que vão gerar planos de ação de melhoria que são acompanhados de forma sistemática, até que a nova meta para determinado indicador seja atingida. As oportunidades de melhoria poderão vir de sugestões de usuários e colaboradores ou de benchmarking. A discussão das causas e proposição de planos de ação ocorre em reuniões interativas, com funcionários dos diversos níveis. São também realizados encontros gerenciais, nos quais cada coordenador tem liberdade para colocar dificuldades de suas áreas respectivas e propor alternativas. Através da informatização do atendimento, baseado num cadastro único para cada paciente, agiliza os processos e reduz a necessidade de documentos em papel, além de manter um histórico dos atendimentos de cada paciente, facilitando seu reingresso no sistema em retornos posteriores. Os resultados alcançados pela boa gestão permitem que o cidadão que demanda assistência no serviço de saúde desenvolva uma aguçada percepção e sensibilidade à melhoria dos serviços. Com a rapidez e eficácia no atendimento, é mais simples manter os pacientes no nível local, já que eles vivenciam, em suas experiências com o serviço, o acesso facilitado ao atendimento e a alta capacidade de resolução da assistência prestada. Dessa forma, evita-se o excesso de encaminhamentos e transferências, bem como as complicações decorrentes de demora no atendimento inicial.